Como utilizar o Barker Channel para lucrar mais em operadoras de TV
O Barker Channel tem se mostrado uma importante estratégia para as operadoras de TV que desejam lucrar mais. Quando se trata de operadoras de TV, conquistar o assinante é uma tarefa muitas vezes difícil, especialmente em locais onde há muita concorrência. Já falamos aqui no blog sobre funcionalidades para agregar valor à uma operadora de TV e você viu que o Barker Channel é uma importante ferramenta. Nesse texto, falaremos um pouco mais sobre as vantagens e sobre como é possível incluir essa ferramenta em sua operadora. Veja:
De que maneiras o Barker Channel me faz lucrar mais?
O Barker Channel é um canal administrado pela operadora conhecido por ser a “porta de entrada” do telespectador. Quando ele também é o canal que aparece quando se liga a TV é conhecido como Home Channel.
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Há muitas outras formas de explorar, e lucrar com a ferramenta. Separamos 4 delas:
1) Venda de espaço
Você parou para pensar que o Barker Channel é um canal totalmente seu? Na prática, isso quer dizer que você pode colocar ali o conteúdo que quiser, inclusive comercial. Se a sua operadora está em um contexto de cidade pequena, por exemplo, essa é uma grande oportunidade para os comerciantes locais, que não teriam condições de anunciar em um grande canal de TV.
2) Comunicação com os assinantes
Ter um bom relacionamento com o cliente é o segredo das melhores operadoras de TV. O Barker Channel, conhecido como canal do assinante, serve também para enviar recados gerais aos clientes, como avisos sobre atrasos na chegada da fatura ou orientações sobre o que fazer em casos de problemas técnicos. Nesse momento, você pode estar se perguntando: mas como isso pode ser lucrativo para a minha empresa? E a resposta é simples: a operadora ganha porque essas informações, quando passadas de maneira eficaz, evitam inúmeras ligações para a central de relacionamento e visitas desnecessárias de técnicos até a casa dos assinantes. A consequência é a redução das pessoas que atendem nas centrais e do deslocamento de técnicos, o que resulta em redução de custo.
3) Ofereça filmes On Demand
Apostar que todos os assinantes estarão dispostos a esperar pelo horário de um filme é uma estratégia ruim. O hábito de vida das pessoas e a tecnologia tem proporcionado a flexibilidade para assistir às programações sob demanda. Portanto, se sua operadora ainda não oferece esse serviço é importante começar a pensar seriamente na possibilidade. Veja mais neste post sobre o que é necessário para oferecer filmes on demand.
4) Marketing da empresa
Além de passar informações, a operadora pode usar o Barker Channel para marketing montando peças comerciais e oferecendo planos mais altos, por exemplo. Mostre as vantagens, exiba traillers de filmes que só passam em canais desses planos, desperte o desejo de compra. Para incrementar ainda mais esse canal, opte por um exibidor que permita a inserção de máscaras para efeitos visuais complementares mais interessantes.
Outra forma de explorar o marketing por meio do Barker Channel é deixar uma TV nos pontos de venda conectada no canal de relacionamento, ou até mesmo, produzir conteúdo exclusivo para esse fim. O ideal é segmentar os assuntos para o público que frequenta cada um dos lugares e que sejam locais com grande circulação de pessoas, como shoppings, supermercados, etc.
Como faço para ter o Barker Channel?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a operação é simples e barata. Como já existe toda a estrutura de transmissão, além do conteúdo, você só precisará de um exibidor, ou seja, um equipamento que monte as playlists e exiba de acordo com uma ordem pré-estabelecida. Se não houver muito dinheiro para investir na aquisição do exibidor no momento, há a possibilidade de contratar o serviço, uma espécie de aluguel com uma serie de vantagens, já que a empresa ficará disponível durante todo o tempo da locação para prestar consultoria e fazer as manutenções necessárias.
No dia a dia a operação será muito simples. A vantagem é que, ao contrário de uma emissora de TV comum, o Barker Channel funciona em blocos, em forma de looping. É possível, inclusive, separar quais blocos serão exibidos nos horários mais convenientes de acordo com o público. Pode ser que no período da manhã, por exemplo, seja mais interessante ofertar planos que tenham canais de desenhos animados. No período da noite, talvez seja mais vantajoso oferecer planos que tenham canais de filmes, e assim por diante. Mas para ter essas facilidades, a escolha do equipamento é muito importante. O exibidor da Digilab permite separar os conteúdos por TAGs e montar a playlist de vários dias em poucos minutos.
Gostou? Veja outras oportunidades para operadoras de TV, além do Barker Channel, neste texto.
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