Saiba por que um transcoder pode melhorar a qualidade da sua operação
Você viu no post “Como otimizar a transcodificação de arquivos de vídeo?” que um transcoder é um software capaz de transformar arquivos de áudio e vídeo de seus padrões originais a fim de adequá-los aos mais diversos formatos e plataformas. Vimos que contar com um sistema de transcodificação é importante porque as ações podem ser feitas em massa, com menos chances de erros, de forma fácil e muito rápida.
Porém, você pode estar se perguntando “por que eu devo transcodificar?”. A primeira resposta é a mais simples: porque alguns tipos de plataformas só aceitam determinados formatos e para estar em todas elas é preciso que o meu conteúdo esteja nesses formatos. Mas não é só isso. O uso de um transcoder traz também outros benefícios que podem mudar o dinamismo do trabalho da sua equipe e otimizar a qualidade da sua operação.
3 vantagens do uso de um transcoder
A maioria das empresas que trabalham com transcoder costuma usá-lo para demandas pontuais. Normalmente a necessidade de transcodificação vem de um cliente específico ou de um equipamento que não rode determinados formatos. Arquivos que vão para a internet e dispositivos móveis também necessitam de transcodificação porque, além de precisarem “caber” nas telas, também devem oferecer a opção de arquivos mais leves, mantendo a qualidade para serem assistidos em internets 3G ou 4G.
No que diz respeito à exibição, o uso de um transcoder também pode ser necessário para que um vídeo em um formato diferente possa ser rodado sem problemas. Porém, sabemos que o Playout Digilab roda os mais diversos tipos de arquivo, o que tornaria a transcodificação desnecessária. No entanto, há três motivos que tornam um transcoder desejável mesmo com a utilização de um Playout tão flexível:
Mais espaço
Ter mais espaço no storage é uma busca constante de empresas que trabalham com vídeo. Quanto maior a qualidade, mais pesados eles costumam ser. No entanto, muitas vezes não há necessidade de arquivá-los em formatos tão grandes. O uso do transcoder, nesse caso, se torna extremamente benéfico porque muitos arquivos podem ser armazenados em um espaço menor e sem perda significativa de qualidade.
Padronização
Trabalhar com vários formatos ao mesmo tempo pode ser uma confusão. Nesse caso, a padronização é útil também para a organização de arquivos e otimização de trabalho. Quando há um transcoder eficiente funcionando na empresa, já é possível estabelecer padrões prévios e deixar todos os arquivos organizados antes de arquivá-los. Dessa forma, quando for necessário trabalhar com eles não haverá necessidade de adequar o formato novamente.
Entrega direta para o cliente
Nada mais satisfatório para uma empresa que presta serviços do que poder proporcionar um bom serviço a um cliente. Sabemos que algumas demandas de formato são bastante específicas e que determinadas plataformas exigem formatos diferentes. Ter um transcoder trabalhando a seu favor proporciona que essa demanda especial seja atendida sempre que o cliente precisar. Com um transcoder a comunicação fica fácil, sem intermediários (empresas terceirizadas que prestam serviços de transcodificação) e a satisfação do cliente tende a ser maior.
Qual o diferencial do transcoder Digilab?
O transcoder Digilab é um sistema inteligente porque, além de fácil de usar, pode ser monitorado remotamente. Isso quer dizer que o operador que coordena as atividades de transcodificação pode monitorar o andamento de qualquer lugar, a qualquer hora.
Outro atrativo fundamental é a velocidade. A transcodificação no sistema da Digilab é feita via GPU nos padrões H264 e H265 em uma velocidade nove vezes superior ao tempo de CPU. E se houver necessidade de executar mais arquivos de mídia em paralelo, o sistema não perde desempenho.
O transcoder Digilab proporciona também uma grande flexibilidade com configurações para transcodificação de áudio, vídeo, redimensionamento, bitrate, aspecto, entre outras características. O resultado são arquivos para diversificados containers como MP4, Transport Stream, Sony MXF, MKV, entre outros.
E se a sua necessidade é a de fazer adaptações na mídia já pronta como a retirada de Tones e Color Bars,é possível configurar o transcoder para cortar um arquivo em até dois pontos (timing). Ele contempla também a necessidade de inserir imagens (logotipos) e posicioná-las na tela. É possível também adicionar legendas do tipo texto como SRT e do tipo gráfico para formato DVB e adicionar vários arquivos de áudio em diferentes idiomas.
Conheça mais vantagens do transcoder Digilab acessando nossa página.
Caso tenha interesse entre em contato conosco.
0 comentário