Transmissão ao vivo pela internet, de qualquer lugar e com alta qualidade: Saiba como.
Fazer uma transmissão ao vivo pela internet, nos dias de hoje, já não é mais algo impossível. Redes sociais como Youtube e Instagram já disponibilizam o recurso para seus usuários, sem custos e com qualidade razoavelmente alta. No entanto, quando o assunto é transmissão ao vivo para emissoras de TV, o padrão de difusão e estabilidade precisa ser bem mais alto.
A maioria das empresas, quando deseja utilizar esse meio em suas transmissões, costuma recorrer ao satélite. Como já mencionamos aqui no blog, no texto “Sua operação precisa mesmo de uma transmissão via satélite?”, isso nem sempre é necessário. Há outras alternativas mais simples e de menor custo que podem encaixar-se perfeitamente em determinados contextos, inclusive mantendo alto padrão.
Como funciona a transmissão ao vivo pela internet?
Na transmissão ao vivo pela internet utilizando as tecnologias desenvolvidas pela Digilab, utilizam-se principalmente dois equipamentos: um de saída (encoder) e um de entrada na outra ponta (decoder).
Sendo assim, a emissora reduz os custos com outros equipamentos, com espaço satelital, antenas, além de gastos com uma rede controlada de internet ou uma necessidade de fazer um ponto a ponto via fibra. O verdadeiro divisor de águas está em usar a internet “comum” para fazer o caminho, mantendo uma ótima qualidade sem arcar com os custos de trafegar estes dados via internet em uma rede dedicada.
Qualidade
A qualidade da transmissão ao vivo usando esse tipo de recurso é diferente da usada pelas transmissões em aplicativos comuns, como o Youtube por exemplo. Isso porque, por meio de um encoder e de um decoder, há a entrega dos dados em alta qualidade, porém com uma velocidade muito maior e com menos risco de perda de dados. Por ser um equipamento profissional, há uma eficiência muito maior no que diz respeito à transmissão de dados, mesmo que a conexão seja do tipo móvel 4G, por exemplo.
Delay
Outro ponto bastante interessante é que na transmissão ao vivo pela internet para emissoras de TV a latência é baixa, ou seja, o tempo de fala da pessoa que está na externa e do apresentador do estúdio não possuem atrasos perceptíveis a quem está assistindo. A latência acontece muito em transmissões via satélite, pois o sinal precisa percorrer um longo caminho. O delay é muito prejudicial para a fluidez da comunicação, já que torna a conversa truncada.
Empresa grande ou pequena
Emissoras de todos os portes podem beneficiar-se da transmissão ao vivo pela internet com alta qualidade. Por se tratar de uma tecnologia com baixo investimento inicial, emissoras pequenas podem investir como meio principal e usufruir dos benefícios da agilidade desse tipo de comunicação. Já as emissoras maiores, que possuem outras ferramentas, podem utilizar a transmissão pela internet como recurso adicional.
Desvantagens
Apesar da alta qualidade e das inúmeras portas que a ferramenta abre, ainda há em relação à cobertura e velocidade de internet que as empresas de telecom entregam atualmente. Por existir uma necessidade mínima de qualidade e velocidade para que a transmissão seja satisfatória, é preciso analisar cada situação.
Caso queira saber mais sobre o tema, acesse nosso E-book Transmissão ao vivo de baixo custo sem delay: é possível?
1 comentário
Angevaldo Rosa do Nascimento · 30 de agosto de 2018 às 17:15
Tenho interesse em saber quias custos para uma webtv