Delay em transmissão ao vivo: como resolver sem gastar muito

O delay em transmissão ao vivo nada mais é do que o atraso entre o momento que o evento realmente acontece e o instante em que a imagem e o som chegam ao espectador. Em geral, é incômodo principalmente quando se trata da comunicação entre dois interlocutores, como, por exemplo, em entradas ao vivo de um repórter de rua nas quais há uma conversa com o apresentador no estúdio. Podem ser apenas alguns segundos, mas, que para quem assiste, não é nada agradável.
Outro exemplo no qual o delay em transmissão ao vivo pode ser um problema é quando ocorre em exibições esportivas. Nesse caso, o problema maior ocorre quando um tipo de sinal é diferente do outro, como digital e analógico. Sinais digitais costumam ter um delay maior, por isso, no início da migração de sinal, as pessoas que estavam assistindo no modo analógico gritavam gol muito antes que as demais vissem o lance. Hoje, isso não ocorre mais, já que na maioria dos locais há a predominância do sinal digital. Por isso, nos concentraremos em discutir o delay em transmissões jornalísticas.
É possível eliminar o delay em transmissão ao vivo?
Em geral, o delay em transmissão ao vivo ocorre por conta do caminho que o sinal precisa percorrer. Quanto mais vezes precisa ser rebatido, em antenas ou satélite, mais tempo tende a demorar para chegar ao destino. Isso quer dizer, por exemplo, que uma transmissão nacional, que precisa ser rebatida por um satélite, leva, pelo menos, um segundo para ir até o espaço e outro para voltar. Outra causa comum é a demora de interpretação do sinal pelos equipamentos. Na prática, além da espera pelo caminho percorrido, ainda há o processamento e decodificação dessa mensagem.
Considerando estes fatores, podemos concluir que, para eliminar o delay são necessárias duas coisas: um caminho mais simples e equipamentos de decodificação mais eficientes. E é justamente essa a proposta da transmissão ao vivo via internet sem delay. Entenda por quê:
Caminho mais simples
Redes de internet já estão amplamente difundidas em todas as partes do país. Desse modo, encontrar caminhos para a passagem do sinal torna-se mais fácil quando pensamos que o acesso é bastante acessível. O grande diferencial, nesse caso, fica por conta da transferência de dados de baixa latência, ou seja, na tecnologia capaz de transformar o sinal em um dado fácil de transportar e decodificar. Essa rapidez no transporte faz do delay quase imperceptível. Isso porque o próprio protocolo, sem buffer, torna esse transporte muito mais simples.
Equipamentos de decodificação
Outro importante diferencial da transmissão ao vivo sem delay fica por conta da decodificação. A solução desenvolvida pela Digilab para eliminar o delay em transmissão ao vivo é extremamente eficiente na execução da tarefa de captar, transformar e exibir um sinal de alta qualidade. Dessa forma, o tempo de espera referente ao processamento também torna-se praticamente imperceptível.
Por que é mais barato?
Agora que já compreendemos como o delay em transmissão ao vivo pode ser eliminado pela transmissão de baixa latência, você pode estar se perguntando: Por que é mais barato do que as transmissões convencionais? Isso ocorre principalmente por conta da simplicidade da estrutura necessária para realizar esse tipo de transmissão. Como é via internet, não necessita de instalação de grandes antenas ou aluguel de caminhos em satélites. A transmissão de baixa latência sequer precisa de uma estrutura de carros de externa. A emissora pode começar a fazer entradas ao vivo investindo apenas em um equipamento de saída (encoder) e um de entrada na outra ponta (decoder), ligados a internet.
Serve apenas para emissoras iniciantes?
Não. Apesar de ser uma tecnologia bastante interessante para pequenas estruturas como canais comunitários, TVs universitárias ou TVs igreja, por exemplo, emissoras maiores também podem adquirir a tecnologia e beneficiar-se. No dia a dia, nem sempre é necessária uma estrutura altamente robusta para transmissões ao vivo. Na maior parte das vezes, é mais interessante que não haja delay na comunicação, como é o caso das entradas ao vivo para passar informações de última hora. Nesses momentos, a comunicação entre o apresentador e o repórter de rua precisa fluir como uma conversa, por isso nada melhor do que eliminar o delay em transmissão ao vivo.
0 comentário