TVs públicas legislativas e as redes sociais: exemplos de mobilização para cidadania

Publicado por Glaudir Schlemper em

As TVs públicas legislativas são canais importantes para promover a comunicação entre parlamentares e eleitores nas redes sociais. Já que a população não tem o hábito de acompanhar os trabalhos legislativos pelas TVs das câmaras, os servidores e políticos estão levando esse conteúdo para a internet e, assim, ganham mais visibilidade.
Quem aproveita o conteúdo das TVs públicas legislativas e o poder das redes sociais apresenta um diferencial diante dos outros parlamentares. O público consegue interagir de forma mais rápida e próxima e ainda se mantém informado sobre o que está acontecendo na política brasileira.
Neste artigo, vamos mostrar quem são os políticos que estão se destacando nas redes sociais e quais recursos podem ser usados por quem quer ter presença digital. Confira!

Quem são os senadores e deputados mais influentes nas redes sociais?

Um levantamento realizado pela FSB Comunicação, o FSBinfluênciaCongresso, mostra quais são os parlamentares mais influentes nas redes sociais. De acordo com o estudo, dos 594 congressistas, 100% estão no Facebook, 99,3% no Instagram e 92,9% no Twitter. Os dados representam o período de fevereiro e março de 2019.
No ranking dos parlamentares mais influentes estão:

  1. Joice Hasselmann, PSL
  2. Eduardo Bolsonaro, PSL
  3. Sargento Fahur, PSD
  4. Kim Kataguiri, DEM
  5. Pastor Marco Feliciano, PODE
  6. Carla Zambelli, PSL
  7. Flávio Bolsonaro, PSL
  8. Tiririca, PR
  9. Jandira Feghali, PCdoB
  10. Gleisi Hoffmann, PT
  11. André Janones, AVANTE
  12. Marcelo Freixo, PSOL
  13. Álvaro dias, PODE
  14. Marcos do Val, PPS
  15. Major Olímpio, PSL
  16. Humberto Costa, PT
  17. David Miranda, PSOL
  18. Paulo Pimenta, PT
  19. Romário, PODE
  20. Alexandre Frota, PSL

Para chegar ao índice, o FSBinfluênciaCongresso monitorou as publicações dos deputados federais e senadores no período de 1º de fevereiro a 31 de março, durante 7 dias e 24 horas. Foram analisadas as informações dos perfis, como postagens, interação dos seguidores e engajamento no Facebook, Twitter e Instagram. A pesquisa considerou apenas os perfis oficiais e as páginas públicas.

Como os parlamentares estão usando o conteúdo das TVs públicas para mobilizar os eleitores nas redes sociais?

O Brasil tem 72 TVs legislativas no ar e novos canais estão sendo criados em regiões que ainda não as têm. A falta de interesse no conteúdo transmitido por esses canais ainda é um desafio enfrentado pelos parlamentares. Para vencer essa barreira, os servidores públicos estão compartilhando os conteúdos das TVs públicas legislativas nas redes sociais. Com trechos curtos de discursos e debates, fica mais fácil para o cidadão comum acompanhar a atividade pública parlamentar.
Veja a seguir quais são as estratégias usadas pelos servidores!

Conteúdo disponível por 24 horas

Conhecidos genericamente como “histórias” (ou stories, no original em inglês) em redes sociais – como Facebook, Instagram e WhatsApp -, esses conteúdos permanecem disponíveis por 24 horas. Os parlamentares usam esse formato para mostrar o que está acontecendo nas sessões da câmara em tempo real.
Essa é uma forma de atrair o público para a TV legislativa. O seguidor que tiver interesse em acompanhar o restante do conteúdo ou a continuidade dos trabalhos pode acessar a TV legislativa na hora.

Vídeo é o tipo de conteúdo mais consumido

Textos e fotos também são interessantes, mas o conteúdo em vídeo é o preferido da audiência que está nas redes sociais. Entre os perfis dos parlamentares com maior número de seguidores nas redes sociais, principalmente no Instagram, o recurso é bastante utilizado.
A estratégia é fazer cortes de trechos da atuação dos servidores em comissões e audiências e compartilhar nas redes sociais. O retorno é imediato: os cidadãos dão suas opiniões pela própria rede social, compartilham com amigos e familiares e espontaneamente espalham a palavra do parlamentar.

Televisão vertical

O IGTV, plataforma de vídeos do Instagram, está ganhando espaço na transmissão da comunicação pública. O recurso deixou de ser uma tendência e se tornou o básico necessário para a transmissão dos conteúdos e informações sobre o trabalho dos parlamentares.
A vantagem da ferramenta é que permite a transmissão de conteúdos mais longos em relação a outros recursos da plataforma, como os Stories ou vídeos na timeline.

Lives

Jair Bolsonaro utiliza bastante as transmissões ao vivo – ou lives – em seu perfil oficial no Facebook. Por meio desse recurso, o presidente se relaciona com o público e faz comunicados importantes.
Após receber a notícia de sua vitória, o atual mandatário da Nação registrou um marco na história da política e da internet, fazendo o primeiro pronunciamento através de suas redes sociais.

Como simplificar a publicação de vídeos das TVs legislativas nas redes sociais

Disponibilizar o conteúdo das sessões na câmara ao público tornam o trabalho do parlamentar e o debate político mais próximos dos eleitores. É mais fácil assistir a vários vídeos nos perfis dos parlamentares do que acompanhar uma sessão completa nas TVs públicas legislativas.
A comunicação através das redes sociais também pode atrair o público para os canais legislativos. As sessões que ocorrem todas as semanas são uma rica fonte de conteúdos audiovisuais, porque apresentam propostas de interesse público e a discussão a respeito desses temas.
Esses debates de extrema relevância para o cidadão ainda são pouco divulgado nas redes sociais. Isso ocorre porque são muitas horas de vídeo, o que torna a edição das falas um trabalho bastante complexo e demorado.
Além disso, a distribuição desses materiais para cada parlamentar é um desafio. Apesar de todos os parlamentares contarem com seus assessores, o processo de captação, edição e compartilhamento do conteúdo não é simples e rápido. Perder o timing de uma discussão é um risco que não se pode correr, tendo em vista a velocidade da circulação de informações nas mídias digitais.
A boa notícia é que a tecnologia pode agilizar bastante esse processo. O Smartplay é uma solução que automatiza boa parte dessas etapas e facilita a entrega dos vídeos para os assessores publicarem nas redes sociais. Apenas 4 minutos após encerrada a fala do parlamentar, a ferramenta disponibiliza o conteúdo para o assessor cadastrado fazer o download. Esta agilidade permite que o material seja facilmente utilizado por cada parlamentar em seus canais de interesse.
A tecnologia é um recurso fundamental para o alcance da comunicação pública. Veja como ela pode ajudar.

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