TVs públicas legislativas e as redes sociais: exemplos de mobilização para cidadania
As TVs públicas legislativas são canais importantes para promover a comunicação entre parlamentares e eleitores nas redes sociais. Já que a população não tem o hábito de acompanhar os trabalhos legislativos pelas TVs das câmaras, os servidores e políticos estão levando esse conteúdo para a internet e, assim, ganham mais visibilidade.
Quem aproveita o conteúdo das TVs públicas legislativas e o poder das redes sociais apresenta um diferencial diante dos outros parlamentares. O público consegue interagir de forma mais rápida e próxima e ainda se mantém informado sobre o que está acontecendo na política brasileira.
Neste artigo, vamos mostrar quem são os políticos que estão se destacando nas redes sociais e quais recursos podem ser usados por quem quer ter presença digital. Confira!
Quem são os senadores e deputados mais influentes nas redes sociais?
Um levantamento realizado pela FSB Comunicação, o FSBinfluênciaCongresso, mostra quais são os parlamentares mais influentes nas redes sociais. De acordo com o estudo, dos 594 congressistas, 100% estão no Facebook, 99,3% no Instagram e 92,9% no Twitter. Os dados representam o período de fevereiro e março de 2019.
No ranking dos parlamentares mais influentes estão:
- Joice Hasselmann, PSL
- Eduardo Bolsonaro, PSL
- Sargento Fahur, PSD
- Kim Kataguiri, DEM
- Pastor Marco Feliciano, PODE
- Carla Zambelli, PSL
- Flávio Bolsonaro, PSL
- Tiririca, PR
- Jandira Feghali, PCdoB
- Gleisi Hoffmann, PT
- André Janones, AVANTE
- Marcelo Freixo, PSOL
- Álvaro dias, PODE
- Marcos do Val, PPS
- Major Olímpio, PSL
- Humberto Costa, PT
- David Miranda, PSOL
- Paulo Pimenta, PT
- Romário, PODE
- Alexandre Frota, PSL
Para chegar ao índice, o FSBinfluênciaCongresso monitorou as publicações dos deputados federais e senadores no período de 1º de fevereiro a 31 de março, durante 7 dias e 24 horas. Foram analisadas as informações dos perfis, como postagens, interação dos seguidores e engajamento no Facebook, Twitter e Instagram. A pesquisa considerou apenas os perfis oficiais e as páginas públicas.
Como os parlamentares estão usando o conteúdo das TVs públicas para mobilizar os eleitores nas redes sociais?
O Brasil tem 72 TVs legislativas no ar e novos canais estão sendo criados em regiões que ainda não as têm. A falta de interesse no conteúdo transmitido por esses canais ainda é um desafio enfrentado pelos parlamentares. Para vencer essa barreira, os servidores públicos estão compartilhando os conteúdos das TVs públicas legislativas nas redes sociais. Com trechos curtos de discursos e debates, fica mais fácil para o cidadão comum acompanhar a atividade pública parlamentar.
Veja a seguir quais são as estratégias usadas pelos servidores!
Conteúdo disponível por 24 horas
Conhecidos genericamente como “histórias” (ou stories, no original em inglês) em redes sociais – como Facebook, Instagram e WhatsApp -, esses conteúdos permanecem disponíveis por 24 horas. Os parlamentares usam esse formato para mostrar o que está acontecendo nas sessões da câmara em tempo real.
Essa é uma forma de atrair o público para a TV legislativa. O seguidor que tiver interesse em acompanhar o restante do conteúdo ou a continuidade dos trabalhos pode acessar a TV legislativa na hora.
Vídeo é o tipo de conteúdo mais consumido
Textos e fotos também são interessantes, mas o conteúdo em vídeo é o preferido da audiência que está nas redes sociais. Entre os perfis dos parlamentares com maior número de seguidores nas redes sociais, principalmente no Instagram, o recurso é bastante utilizado.
A estratégia é fazer cortes de trechos da atuação dos servidores em comissões e audiências e compartilhar nas redes sociais. O retorno é imediato: os cidadãos dão suas opiniões pela própria rede social, compartilham com amigos e familiares e espontaneamente espalham a palavra do parlamentar.
Televisão vertical
O IGTV, plataforma de vídeos do Instagram, está ganhando espaço na transmissão da comunicação pública. O recurso deixou de ser uma tendência e se tornou o básico necessário para a transmissão dos conteúdos e informações sobre o trabalho dos parlamentares.
A vantagem da ferramenta é que permite a transmissão de conteúdos mais longos em relação a outros recursos da plataforma, como os Stories ou vídeos na timeline.
Lives
Jair Bolsonaro utiliza bastante as transmissões ao vivo – ou lives – em seu perfil oficial no Facebook. Por meio desse recurso, o presidente se relaciona com o público e faz comunicados importantes.
Após receber a notícia de sua vitória, o atual mandatário da Nação registrou um marco na história da política e da internet, fazendo o primeiro pronunciamento através de suas redes sociais.
Como simplificar a publicação de vídeos das TVs legislativas nas redes sociais
Disponibilizar o conteúdo das sessões na câmara ao público tornam o trabalho do parlamentar e o debate político mais próximos dos eleitores. É mais fácil assistir a vários vídeos nos perfis dos parlamentares do que acompanhar uma sessão completa nas TVs públicas legislativas.
A comunicação através das redes sociais também pode atrair o público para os canais legislativos. As sessões que ocorrem todas as semanas são uma rica fonte de conteúdos audiovisuais, porque apresentam propostas de interesse público e a discussão a respeito desses temas.
Esses debates de extrema relevância para o cidadão ainda são pouco divulgado nas redes sociais. Isso ocorre porque são muitas horas de vídeo, o que torna a edição das falas um trabalho bastante complexo e demorado.
Além disso, a distribuição desses materiais para cada parlamentar é um desafio. Apesar de todos os parlamentares contarem com seus assessores, o processo de captação, edição e compartilhamento do conteúdo não é simples e rápido. Perder o timing de uma discussão é um risco que não se pode correr, tendo em vista a velocidade da circulação de informações nas mídias digitais.
A boa notícia é que a tecnologia pode agilizar bastante esse processo. O Smartplay é uma solução que automatiza boa parte dessas etapas e facilita a entrega dos vídeos para os assessores publicarem nas redes sociais. Apenas 4 minutos após encerrada a fala do parlamentar, a ferramenta disponibiliza o conteúdo para o assessor cadastrado fazer o download. Esta agilidade permite que o material seja facilmente utilizado por cada parlamentar em seus canais de interesse.
A tecnologia é um recurso fundamental para o alcance da comunicação pública. Veja como ela pode ajudar.
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